Cirurgia Íntima
Muitas mulheres sentem-se incomodadas com a aparência de sua genitália. Essas alterações da normalidade são bem mais frequentes do que se imagina, em geral acarretam traumas psicológicos, constrangimentos e, muitas vezes, até mesmo desconforto e dor durante o ato sexual, prejudicando o relacionamento afetivo com seu parceiro. O envelhecimento também pode incomodar quando há atrofia dos grandes lábios tornando-os mais flácidos, o que pode ser corrigido com a enxertia de gordura, repondo discretamente o volume perdido. “Outra cirurgia de intimidade bastante comum é a lipoaspiração do monte de vênus, indicada para harmonizar a aparência púbica muito volumosa”, lembra a Dra. Ana Lúcia Lemos.
Procedimento Cirúrgico da Cirurgia Íntima
A redução dos pequenos lábios é uma cirurgia plástica muito simples, eficaz e seguro. É um procedimento realizado em cerca de 30 a 60 minutos, sob raquianestesia ou local com sedação, sem nenhuma dor ou desconforto durante a cirurgia plástica.
Cicatriz da Cirurgia Íntima
A cicatriz resultante é praticamente imperceptível, devido a sua posição e características da pele.
Pré-Operatório da Cirurgia Íntima
Evitar diuréticos e medicamentos com ácido acetil salicílico (aspirina) no mínimo 10 dias antes da cirurgia plástica e medicamentos para emagrecer por um período de 30 dias antes da cirurgia plástica. Uso de pílula anticoncepcional e reposição hormonal também devem ser interrompidos por 30 dias antes da cirurgia plástica e até 30 dias após, como prevenção de tromboembolismo. Suspender o tabagismo por no mínimo 4 semanas antes até 4 semanas após a cirurgia plástica. “O fumo prejudica a vitalidade da pele e retarda a cicatrização”, ressalta a Dra. Ana Lúcia Lemos. A região deve ser depilada dois dias antes da cirurgia plástica e higienizada com sabonete neutro no dia do procedimento.
Pós-Operatório da Cirurgia Íntima
Inicialmente, haverá edema (inchaço) e equimose (roxidão) local, que regridem em duas semanas. Não costuma ser doloroso, sendo que analgésicos comuns são suficientes para controlar eventual desconforto, quando necessário. Os pontos são absorvíveis e não precisam ser retirados. A volta ao trabalho poderá ocorrer três dias após a cirurgia plástica, desde que não haja esforços físicos. Pode-se retornar as atividades normais depois de duas semanas. Relações sexuais estão permitidas após 1 mês da cirurgia plástica.
Dra. Ana Lúcia Lemos, CRM-SP 85517 / RQE 18555.
Médica cirurgiã plástica, formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos há mais de 20 anos e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica